Dúvidas e comentários sobre a disciplina

Este é um espaço aberto para que os alunos da disciplina coloquem suas dúvidas e comentários. Eu responderei a estas dúvidas, e esta troca de ideias pode beneficiar todos os alunos. Ao reportar uma dúvida em um exercício, tente sempre informar que tentativas de resolução você fez.

Discussão

Bruno MeloBruno Melo, 2011/03/19 18:23

Professor, na atividade 1.5, Seção Velocidade Relativa, questão A, eu inicialmente respondi que o caminhão estava com rapidez constante e o carro estava se movendo cada vez mais devagar (que me parece a reposta mais óbvia). Porém, olhando mais uma vez o diagrama 1 da seção vislumbrei outras possibilidades: o carro também poderia estar acelerando do instante 1 ao 2 e desacelerando do instante 2 ao 3 ou o contrário; desacelerando do instante 1 ao 2 e acelerando do instante 1 ao 3. Essas ideias foram surgindo após eu chegar à questão D da mesma seção na qual se questiona em que direção o carro se move em relação ao caminhão (leste, oeste, ou se mantém em repouso) durante o intervalo de tempo citado. Bom,considerando as hipóteses que eu vislumbrei, conclui que o carro poderia estar em qualquer uma das condições (ou se movendo para leste, ou oeste, ou até mesmo poderia estar em repouso em relação ao caminhão). É um raciocínio correto ou o problema é mais simples e eu viajei demais?

administradoradministrador, 2011/03/21 09:17

O problema é mais simples. O que se quer é examinar os 2 intervalos mostrados - de 1 a 2 e de 2 a 3 - e usar a evidência mostrada para falar sobre a natureza dos movimentos. Como o carro percorre distância maior no intervalo de 1 a 2 que no de 2 a 3, conclui-se que está andando cada vez mais devagar.

Bruno MeloBruno Melo, 2011/03/19 18:26

Correção, professor: no ínicio da linha 6 da pergunta anterior é “do instante 2 ao 3”.

Bruno MeloBruno Melo, 2011/05/05 08:03

Professor, nas atividades anteriores àquelas da seção 4 (Corpo Rígido), quando se fala em “diagrama de corpo livre” de um objeto, isso significa que basta representá-lo por uma bola? Pergunto isso pois na atividade 2.3 (Tensão) pede-se para desenhar o diagrama de corpo livre para os objetos e para a corda. Nesse caso represento-os por uma bola?

administradoradministrador, 2011/05/05 08:09

É isto mesmo. Trata-se de usar o modelo de partícula para descrever movimentos de translação, o que se justifica com o uso do conceito de centro de massa.

Enter your comment
BOXEZ